Google Analytics

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

De onde me virá o socorro ? - Por Marcelo Botacini



De onde virá meu Socorro ? – Por Marcelo Botacini

Amados, que a graça, a paz e o amor de Deus seja sobre o coração de TODOS vocês !

Hoje iremos falar sobre situações em nossas vidas que parecem sem saída, situações que nos deixam de mãos completamente atadas e que nos fazem ter a plena certeza de que não temos mais o que fazer.

Você ja se deparou com uma situação dessas ? Uma situação que você só possa depender de Deus e de mais ninguem ? Uma situação que não existe uma maneira de dar um… “jeitinho”… ja se deparou ?

Eu gosto muito de Davi ! Davi ja se deparou com situações como esta diversas vezes. E um dos textos de Davi que deixam isso muito, muito claro é o Salmo 121.

Salmo 121

1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8 O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Tremenda essa palavra né amados ? Glória a Deus !
Mas eu preciso confessar um MEDO que eu tenho diante de vós… sim, um medo ! O medo que tenho é que muitas vezes a palavra de Deus não é “suficiente” diante das nossas adversidades. Estamos tão acostumados a apanhar, a sofrer, nosso coração está tão caleijado e muitas vezes não conseguimos CRER em uma solução para nossos problemas.

Por mais que saibamos que nosso socorro venha do Senhor, não conseguimos mais esperar tal socorro. Fala sério, é verdade ou não é ?
Mas amados, a confiança e a perseverança é a única saída que temos e só através delas nosso coração pode ter PAZ. É muito dificil você confiar em quem não vê quando precisa de uma direção RAPIDA ! O instinto do ser humano automaticamente recorre as nossas próprias forças e quando tentamos e não conseguimos, os medos, a insegurança e até mesmo a depressão por conta do fracasso nos envolvem.

Pra mim Abraão viveu o PIOR sofrimento e angústia que um ser humano pudesse viver. As vezes lendo um texto na palavra nós podemos ser indiferentes ao sofrimento humano pela forma com que esse texto é escrito… não há sentimentos ali empregado, é apenas o registro de algo que ocorreu. Mas vamos tentar entrar dentro do coração de Abraão.

A mulher de Abraão, Sara, era estéril, não podia ter filhos. Mas ai Deus faz uma promessa a Abraão que sua mulher Sara terá um filho… Sara ri em seu interior duvidando da promessa de Deus. Ela achou seu problema tão grande ao ponto de atribuir a Deus o impossível, na reversão de seu quadro, até mesmo por ser avançada em idade. Bom, o tempo passa, Deus cumpre sua promessa !!!!! Sara está gravida e dará a luz a ISAAC !

Abraão e Sara estão jubilosos !!!!!! Seus corações repletos de alegria, a fé do casal foi renovada, apesar de velhos, sentem-se como duas crianças !!! ISAAC manifestou a alegria, o poder e a glória de Deus para Abraão e Sara.

Ai certo dia Deus fala com Abraão e pede ISAAC como sacrificio. Em outras palavras, Deus pede para Abraão MATAR a sua alegria e de sua mulher. Aquele menino lindo, cheio de vigor, que vivia enchendo os olhos de Abraão e Sara de lágrimas por tanto amar, etc…

A partir desse momento em que Deus pede ISAAC como sacrificio, as lágrimas que antes eram de ALEGRIA E AMOR nos olhos de Sara e Abraão se tornam de intensa dor e lamento. Abraão e Sara perdem o sono, só conseguem chorar, o sofrimento é dilacerante ! Milhares de pensamentos a respeito de Deus devem ter passado em suas cabeças, eles deveriam se questionar em que momento erraram, etc…

A cada minuto que passa a dor de Abraão e Sara ficam mais intensa, porém Abraão não pode demonstrar sua fraqueza e tristeza a ISAAC. De manhã cedo Abraão se levanta e chama Isaac para subir o monte para sacrificar ao Senhor. No meio do caminho ISAAC nota algo diferente… Ele vê lenha, o cutelo para sacrificar, as cordas, mas não vê o sacrificio e então pergunta ao pai: - Pai, onde está o sacrificio ?

Acredito que tudo que Abraão não precisava era ouvir essa pergunta ! Acredito que o coração de Abraão deveria estar em frangalhos e esse foi o golpe final. Mas a resposta desse homem me surpreende !

Diante de tamanha dor, diante de tão dilacerante sofrimento… Ele diz: - O Senhor proverá meu filho.

Mesmo até as últimas consequências Abraão cria em um Deus compassivo e misericordioso. Abraão chega no topo do monte e talvez tivesse a expectativa que la estivesse um glorioso cordeiro para substituir seu filho… mas não tinha nada. Abraão pega o próprio filho, coloca sobre a pedra do sacrificio, amarra o filho e é completamente torturado ao ouvir seu filho gritando:

Papai, Papai, que você esta fazendo ? Não Papai, não !!! Eu te amo papai, não faz isso !!!

Então Abraão levanta o cutelo, enche sua mão de força para que com apenas um golpe conseguisse tirar a vida de seu filho, para que não sofresse muito.

E no ÚLTIMO segundo Abraão ouve: - Abraão, Abraão, não faça isso !

Veja o texto:
Genesis 22: 12-18

12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto AGORA SEI QUE TEMES A DEUS, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto OBEDECESTE à minha voz.

AGORA SEI QUE TEMES A DEUS… se agora eu sei, antes eu não sabia !
Quando Deus prova sua fé, qual sua atitude ? Você desiste de lutar e se entrega a depressão e ao conformismo ? Ou mesmo em meio a mais intensa dor você consgue crer por mais que minimamente… que o Senhor pode prover ?

Eu creio que Abraão deve ter sofrido muito !!! Me colocando no lugar de Abraão, eu não sei se conseguiria subir o monte com meu único filho, para sacrificar. Eu provavelmente abriria mão da minha fé. Mas eu percebo que quando ouvimos e deixamos a voz de Deus ecoar dentro de nós, é possível acreditar que o SENHOR PROVERÁ !

Esse é o momento de você ABANDONAR teu coração nas mãos do Senhor e deixar Ele cuidar totalmente da sua vida. Talvez você esteja diante de uma grande montanha, um grande problema… e você não sabe o que fazer… se você fechar os teus olhos e com fé você se colocar na presença de Deus, você verá que atrás dessa montanha está Deus, provando sua fé para então remover tal montanha e derramar sobre sua vida a alegria da vitória.

NÃO ENXERGUE APENAS O FIM DO TUNEL, ENXERGUE NOVOS COMEÇOS, CAMINHAR COM DEUS É SEMPRE O CAMINHO MAIS EXCELENTE.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o AMAM !”.

Agora feche seus olhos, tenha um tempo com Deus e permita que Ele encha seu coração de FÉ !

Em amor
Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário