Google Analytics

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Saulo ? Paulo ? Uma mudança de vida ! – Por Marcelo Botacini


Amados, hoje irei falar de um homem ousado e corajoso ! Sabe, a cada dia que se passa eu vejo como tem gente que NÃO SABE O QUE DIZ. Já cansei de ouvir que CRISTIANISMO é para os fracos, pra quem precisa de muleta (Deus), etc...

Olha, talvez o “cristianismo” que o mundo conhece seja assim, mas o CRISTIANISMO VERDADEIRO sem dúvida alguma não é para os fracos. MUITO PELO CONTRÁRIO E HOJE falarei de um homem que sustenta essa minha afirmação. Falarei de SAULO.

Você conhece Saulo ?

Olha, se você é um Cristão Verdadeiro, você JAMAIS DESEJARIA se encontrar com Saulo !!!!! Sim, é verdade ! Bom, vamos a palavra do Senhor para entender quem era Saulo.

Atos 9:1-30
1 - MAS SAULO, ameaçando por todos os lados e aflito para destruir todos os cristãos, foi ao
supremo sacerdote de Jerusalém,
2 - e pediu uma carta dirigida às sinagogas de Damasco, pedindo a cooperação delas na
perseguição a todos os cristãos que encontrasse lá, tanto homens como mulheres, para que
pudesse trazer todos eles acorrentados a Jerusalém.
3 - Quando estava se aproximando de Damasco nessa missão, de repente uma luz do céu caiu em cima de Saulo!
4 - Ele caiu no chão e ouviu uma voz dizendo: "Saulo! Saulo! Por que você está Me
perseguindo?"
5 - "Quem é que está falando, Senhor?" perguntou Saulo. E a voz respondeu: "Eu sou Jesus,
aquele que você está perseguindo!”
6 – “Agora se levante, entre na cidade, e lá espere minhas próximas instruções”.
7 - Os homens que estavam com Saulo ficaram mudos de tanta surpresa, porque ouviram o
som da voz de alguém, mas não viram ninguém!
8,9 - Quando Saulo se levantou do chão, descobriu que estava cego. Teve de ser conduzido
para Damasco e esteve lá três dias cego; ficou sem comida e sem água todo aquele tempo.
10 - Ora, havia em Damasco um crente chamado Ananias. O Senhor falou com ele numa
visão, chamando: "Ananias"! - "Pronto Senhor!" respondeu ele.
11 - O Senhor disse: “Vá à Rua Direita e procure a casa de um homem chamado Judas; lá
pergunte por Saulo de Tarso. Ele está orando a Mim agora mesmo, porque”
12 – “Eu lhe mostrei numa visão um homem chamado Ananias entrando e pondo as mãos
sobre ele, para que possa ver novamente!”
13 – “Mas Senhor”, exclamou Ananias, “eu sei das terríveis coisas que este homem vem
fazendo aos santos em Jerusalém”!
14 – “E ouvimos que ele traz consigo ordens de prisão da parte dos sacerdotes principais, para todos os crentes de Damasco!”
15 - Porém o Senhor disse: “Vá fazer o que Eu digo, porque Saulo é o meu instrumento
escolhido para levar a minha mensagem às nações e diante de reis, tanto como ao povo de
Israel”.
16 – “E Eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por Mim".
17 - Então Ananias foi, encontrou Saulo em casa, pôs as mãos sobre ele, e disse: "Irmão
Saulo, o Senhor Jesus, que apareceu a você na estrada, me enviou para que você possa ficar
cheio do Espírito Santo e recupere a sua vista".
18 - No mesmo instante (foi como se tivessem caído escamas dos olhos dele) Saulo pôde
enxergar, e foi batizado imediatamente. 19 - Então ele comeu e ficou forte novamente.
Permaneceu com os discípulos em Damasco alguns dias,
20 - e foi para a sinagoga, a fim de contar a todo o mundo ali a Boa Nova de Jesus, que Ele é
verdadeiramente o Filho de Deus!
21 - E todos os que ouviam Saulo, ficavam maravilhados. "Este não é o mesmo homem que
perseguia tão ferozmente os seguidores de Jesus em Jerusalém?" perguntavam eles. "E nós
sabemos que ele veio aqui para prender a todos e levar acorrentados aos sacerdotes
principais".
22 - Saulo tornava-se cada vez mais animado na sua pregação, e os judeus de Damasco não
podiam resistir às suas provas de que Jesus era verdadeiramente o Cristo.
23 - Depois de algum tempo os líderes judaicos resolveram matá-lo.
24 - Mas Saulo foi informado dos planos deles, de que estavam vigiando os portões da cidade dia e noite, preparados para assassiná-lo.
25 - Então, durante a noite alguns dos discípulos desceram Saulo num cesto através de uma
janela no muro da cidade!
26 - Ao chegar a Jerusalém, ele tentou encontrar-se com os cristãos, porém estavam todos
com medo dele. Pensavam que estava fingindo!
27 - Então Barnabé levou Saulo aos apóstolos e contou como ele havia visto o Senhor no
caminho de Damasco, o que o Senhor havia dito, e tudo a respeito da sua poderosa pregação
no nome de Jesus.
28 - Assim foi que eles receberam Saulo, e depois disto ele estava constantemente com os
cristãos.
29 - Pregava corajosamente no nome do Senhor. Foi então que alguns dos judeus de língua
grega, com os quais ele tinha estado discutindo, conspiraram para matar Saulo.
30 - Contudo, quando os outros crentes souberam deste perigo, levaram o apóstolo a Cesaréia e o mandaram à sua terra natal: Tarso.”

ADMIRAÇÃO, ESPANTO... ESTE NÃO ERA AQUELE ?

ERA... EEEEEEEEEEEEEERRRRAAAAAAAAAAAAAAA... FILHOTE, JA ERA BROTHER !

Jesus mexe com meu coração ! E sabe, eu vejo que o DEUS É O MESMO, ontem (com Saulo), hoje (comigo e com você) e eternamente (com PAULO, CONOSCCO e com TODOS aqueles que ainda virão a conhecê-lo).

Hebreus 13:8
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Sabe, o AMOR é uma coisa muito, muito, muito louca !!! O amor SUPERA BARREIRAS, ele vai além, e o amor de Deus o aceita INDEPENDENTE da sua MULTIDÃO DE PECADOS ! 

Olhe para Saulo. Perseguindo os cristãos, matando-os e procurando levar outras pessoas a cometerem a mesma atitude ! Aí Deus olha para esse cara, e lhe pergunta:

-       Porque você está me perseguindo ?

E com esta pergunta a vida de Saulo muda COMPLETAMENTE ! Ele fica cego, pois ele viu a glória de Jesus e de repente ele já está pregando dizendo que JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS.

MUDANÇA DE VIDA !  UMA VERDADEIRA CONVERSÃO... estava trilhando um caminho de pecados... ai JESUS SURGE NESSE CAMINHO... e então ele deixa de andar naquele caminho e começa a trilhar o caminho da santidade e da consagração.

E é exatamente isso que leva as pessoas a dizerem: - Ué, mas esse não era aquele... ?

Querido, querida, essa pergunta se manifesta porque JESUS FAZ NOVA TODAS AS COISAS !!!!! TODAS AS COISAS !

Antes Saulo perseguia... agora PAULO é perseguido !

Saulo, Paulo ? Como assim, ele mudou de nome ? Bom, na verdade NÃO ! O lance era que Saulo era seu nome HEBRAICO, porém Saulo tinha cidadania romana também e por isso começou a ser chamado de PAULO. Mas o nome Saulo estava vinculado a um homem cruel, perseguidor, sem compaixão, etc... mas agora ele passa a ser chamado só de Paulo, a partir do versículo 9 do capítulo 13 do Livro de Atos. Saulo recebeu de Cristo uma nova identidade, uma nova MARCA e seu nome agora é PAULO e o Apóstolo Paulo foi sem dúvida alguma o homem mais PODEROSO em Deus registrado no novo testamento.

Textos relatam que depois de JESUS, Paulo foi o homem mais influente na história da fé cristã ! Ele foi autor de 13 livros no novo testamento e essas cartas são:

-       Romanos
-       - 1 e 2 Coríntios
-      -   Gálatas
-       - Efésios
-      -  Filipenses
-       - Colossenses
-       - 1 e 2 Tessalonicenses
-       - 1 e 2 Timóteo
-       - Tito
-       - Filémon

Paulo era um apaixonado por Deus !!! Lendo as cartas de Paulo você vê o quão transformado esse homem foi por Deus. E seu desejo de conhecer mais e mais ao Senhor era algo evidente ! Veja essa declaração de Paulo:

Fp3:7-10
“Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;“Para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte”


Olha, vou lhe falar sobre algumas coisas que Paulo escreveu para você ver como esse homem verdadeiramente conhecia o Senhor !

Em 1 Co 13, Paulo fala sobre o amor ! É, aquele texto que conhecemos até mesmo através de músicas seculares, sendo a mais conhecida a do Renato Russo (http://www.youtube.com/watch?v=kY6wjj-phGA).

Paulo fala também sobre a ARMADURA DE DEUS em Efésios 6, dizendo como precisamos nos revestir para então agradar ao Senhor e vencer nesse mundo que conspira contra os filhos de Deus. Depois temos uma declaração gloriosa em 1 Co 2:9 quando ele escreve: Este é o significado das Escrituras que dizem que nenhum mero homem jamais viu, ouviu, nem mesmo imaginou que coisas maravilhosas Deus preparou para aqueles que amam ao Senhor.

Em Galatas 5:16-26, Paulo fala sobre as obras da carne e os frutos do Espírito e deixa de forma clara que quando estamos ligados em Jesus os frutos da carne deixam de existir e os frutos do Espírito começam a manifestar. Vale a pena ver o texto, vamos lá !!!

16 - Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam.
17 - Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões.
18 - Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas.
19 - Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal;
20 - idolatria, feitiçaria, (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo esta errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina,
21 - inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.
22 - Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade,
23 - mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas.
24 - Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali.
25 - Se agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida.
26 - Então não precisaremos mais andar em busca de honras e de popularidade, que levam à inveja e a maus sentimentos.

Paulo também foi o camarada que deu a definição mais profunda sobre fé em Hebreus 11:1 dizendo:

QUE É A FÉ? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É
a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver
adiante de nós.

Paulo também disse “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, “ja não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim”, “tudo posso em CRISTO, que me fortalece.”, falou tabém sobre viver uma SANTIDADE EXCELENTE em Efésios capítulo 5 !

Genteeeeeeeeeee du céu !!!! Esse cara era muito POWER !  Eu aprendo algo muito precioso com o Paulão ! Quando Paulo fica cego por 3 dias, Deus envia Ananias para curá-lo e ali naquele texto existe uma declaração que me IMPACTA profundamente. Veja comigo !

Atos 9:10-16
10 - Ora, havia em Damasco um crente chamado Ananias. O Senhor falou com ele numa visão, chamando: "Ananias"! - "Pronto Senhor!" respondeu ele.
11 - O Senhor disse: “Vá à Rua Direita e procure a casa de um homem chamado Judas; lá pergunte por Saulo de Tarso. Ele está orando a Mim agora mesmo, porque”
12 – “Eu lhe mostrei numa visão um homem chamado Ananias entrando e pondo as mãos sobre ele, para que possa ver novamente!”
13 – “Mas Senhor”, exclamou Ananias, “eu sei das terríveis coisas que este homem vem fazendo aos santos em Jerusalém”!
14 – “E ouvimos que ele traz consigo ordens de prisão da parte dos sacerdotes principais, para todos os crentes de Damasco!”
15 - Porém o Senhor disse: “Vá fazer o que Eu digo, porque Saulo é o meu instrumento escolhido para levar a minha mensagem às nações e diante de reis, tanto como ao povo de Israel”.
16 – “E Eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por Mim".
EU (DEUS) MOSTRAREI A ELE QUANTO DEVE SOFRER POR MIM.


E Paulo sofreu ! Porém suas palavras revelam que para Paulo, um dia na presença do Senhor, VERDADEIRAMENTE valiam mais que MIL em outro lugar. Por mais que houvesse perseguição, por mais que estivesse preso, por mais que apanhasse… UM DIA NA PRESENÇA DO SENHOR ERA MELHOR DO QUE QUALQUER OUTRA COISA !

E no final de sua vida Paulo foi DECAPTADO, sim, cortaram sua cabeça.  Porém Paulo sabendo que sua vida está chegando ao fim ele escreve a Timoteo, seu filho na fé, seu discipulo, dizendo:

7 - Muito tempo lutei incansavelmente por meu Senhor e no meio de tudo eu me conservei fiel a Ele. E agora chegou a hora de eu parar de lutar e descansar.
8 - Lá no céu me espera uma coroa, a qual o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele grande dia do seu regresso. E não só a mim, mas a todos aqueles cujas vidas mostram que eles estão aguardando ansiosamente a sua vinda outra vez.” (2 Tim 4,7-8).

Que homem !!!! Cara, que homem !!!! Esse cara fazia o coração de Deus vibrar ! Que você possa refletir sobre sua vida, tomando como EXEMPLO A VIDA DE PAULO, pois o mesmo disse “sede meus imitadores, como sou de Cristo”. E para terminar amados, eu deixo um conselho do próprio apóstolo Paulo e que você tenha sua fé revigorada neste dia, em nome de JESUS !!!

Romanos 12:9-14
9 - Não finjam apenas amar aos outros: amem realmente. Odeiem tudo aquilo que está errado. Coloquem-se ao lado do bem.
10 - Amem-se uns aos outros com afeição fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros.
11 - Não sejam nunca preguiçosos no trabalho, porém sirvam fervorosamente ao Senhor.
12 - Fiquem alegres com tudo quanto Deus está planejando para vocês. Sejam pacientes na dificuldade e sempre perseverantes na oração.
13 - Quando os filhos de Deus estiverem em necessidade, sejam vocês os primeiros a ajudálos. E criem o hábito de convidar hóspedes para jantar em suas casas; ou, se precisarem passar a noite, dêem-lhes pousada.
14 - Se alguém o maltratar porque você é um cristão, não o destrate; ore, sim, para que Deus o abençoe.

Em amor
Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário