Google Analytics

terça-feira, 11 de maio de 2010

SANTIDADE ! - Por Eneas Tognini (Igreja Batista do Povo)


Santificação não é falar baixinho, deixar de comer alguns alimentos, não é cara amarrada, nem deixar de participar da vida do lar, mas é alegria, gozo, paz no Senhor Jesus e na sua poderosa Palavra.


Atos 14: 22 diz: “Fortalecendo a alma dos discípulos,exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”. Em primeiro lugar, precisamos morrer com Cristo. Quando Jesus morreu na cruz, eu fui crucificado com Ele. Lemos em Gálatas 2.19: “Estou crucificado com Cristo...”. Você morreu para o mundo e, ao mesmo tempo em que morre para o mundo, RESSUSCITA para uma nova vida. As coisas velhas já ficaram para trás. Você é uma nova criatura, passou da morte para a vida, do mundo dominado pelo diabo, para Cristo. Você vivia em você.

Depois dessa gloriosa transformação, você pode afirmar: CRISTO VIVE EM MIM. Ruth Paxson adianta e afirma: “O destronamento de si mesmo precede e prepara o caminho para a entronização de Cristo. Ser crente significa ter Cristo como a VIDA de nossa vida de tal maneira e com tal intensidade que possamos dizer como Paulo: “Para mim o viver é Cristo”. Isto quer dizer que Cristo vive em você, em você, agora, na sua cidade, tão verdadeiramente como viveu em Cafarnaum ou Caná. Estará Ele vivendo assim em ti?”. Ser crente significa que a semente do céu foi plantada no fundo de sua alma genuína conforme a lei de Deus e produzirá frutos de glória em glória, ao se aproximar mais e mais de Cristo, o centro do poder do céu.

Ser crente é ter Cristo como a vida. Que tudo em nós: mente, coração e vontade, tudo esteja sob o domínio do Senhor. Daí para frente, tudo o que fizermos, trará a marca do divino Cordeiro. Se nos faltar força, o Senhor que nos ama, nos socorrerá. Fica evidente que o Senhor Jesus, nos dias do seu ministério terreno, viveu vida terrena, mas, hoje, pode muito bem viver em nós. Quando resolvemos entregar a nossa vida e nossos talentos a Deus, se em nossa marcha ascendente nos faltar força, como foi com Jesus na reta do Calvário, um cirineu surgirá para nos ajudar.

Apresentamos um caminho que temos de trilhar rumo ao céu:

“Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lhos farei conhecer mais para que o amor com que me tens amado esteja neles” (Jo 17:26).

Podemos entender estas duas últimas palavras: “eu” e “neles” como o auxílio do céu que nos socorre em tempos de aflição. O “eu neles” nada mais é do que o braço divino nos alcançando na jornada que temos pela frente. Deixando para trás o mundo com todos os seus encantos, prossigamos em nossa jornada e nos esforçamos para ser parecidos com Cristo. Paulo se apoderou desta preciosa verdade CRISTO EM MIM e avançou para mais perto de Jesus, em que o fogo do céu arde constantemente. “Cristo vive em mim, para mim o viver é Cristo”.

Vale dizer: eu prossigo nesse caminho, deixo o mundo para trás e deixo Cristo triunfar na minha carne. “Cristo em vós” foi o centro de sua mensagem, e deixou para nós o exemplo de vitória em Cristo. Se no jornadear da nossa caminhada encontrarmos ferozes inimigos, não importa:

“Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne a favor do seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). E nossa santificação tem um propósito:“Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS esperança da glória” (Cl 1.27). Nosso esforço não é vão, com nossa vida cheia de Cristo, animamos os que já são do Senhor e atraímos outros para o Reino. CRISTO EM VÓS desperta em nós paixão missionária. E desse modo Cristo está sendo formado em nós (Gl 4.19), preparando-nos para alcançarmos o Reino da sua Glória. “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele, em glória” (Cl 3.14).

Cristo é isso tudo para vós? Ultimado divino – “Segui a paz com todos e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). O Remédio para alcançarmos a santificação são três vitaminas que nos fortalecem e adestram nossas mãos para a Batalha:

Oração: não de um segundo, mas em lutas com Deus, como Jacó no Jaboque.

Palavra: lida com meditação, buscando a presença de Deus, é o pão vivo que desceu do céu.

Trabalho: que nos leva para o aceso da batalha, fortalece nossos músculos e nos prepara o galardão que Cristo nos dará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário