Google Analytics

segunda-feira, 4 de julho de 2011

RENÚNCIA - Por Enéas Tognini

RENUNCIAR
O QUE É RENÚNCIA?
Os dicionários definem: não querer, rejeitar, desistir de um cargo ou herança, como fez D. Pedro I, que rejeitou a coroa do Brasil, por livre e espontânea vontade. Desprezou toda a glória que o cargo lhe conferia. Não fez caso dos benefícios a que tinha direito.
Vamos a alguns exemplos que a Bíblia mostra:

a) O Senhor Jesus estava na glória do Pai, entre anjos e querubins, cercado do poder, da graça e da glória. Atendendo à hora de vir a terra para salvar o pobre pecador, rejeitou tudo, esvaziou-se da sua glória, rejeitou tudo e veio, limitando-se no ventre de Maria, como nos diz Filipenses 2.5, humilhou-se, trabalhou como carpinteiro (Mc. 6.3), realizou seu ministério nos limites de I Timóteo 3.16: “Evidentemente grande é este mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. O Evangelho de João 16.28 resume a trajetória de sua humilhação: “Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e volto para o Pai”.
b) Abraão é outro belo exemplo de renúncia. Trocou Ur dos Caldeus, como diz o arqueólogo Kramer, por Canaã, sua luxuosa casa, por uma tenda em Canaã. Em Ur era proprietário, em Canaã, um simples peregrino.

c) Outro exemplo de renúncia é Moisés:
- Trocou o palácio pelo deserto
- A riqueza de filho da filha de Faraó pela miséria de Midiã
- Um graduado funcionário da capital egípcia, para ser o pastor de um rebanho do seu sogro
- Recusou as riquezas de Faraó, preferindo o opróbrio de Cristo (Hb 11.24-27)

d) O apóstolo Paulo é outro eloquente exemplo de renúncia:
- trocou o governo de Jerusalém pelas pedradas que o feririam, na sacrossanta obra de Cristo. Renunciou a glória dos homens pela vergonha de Cristo. Mas pôde clamar (Rm 1.16): “Não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus, para salvação de todo aquele que crê”. Mas, ainda na carne, viu a glória do Senhor, conforme seu relato em II Coríntios 12.
Basta-nos um breve passeio pelo capítulo 11 da Carta aos Hebreus, para darmos o devido valor àqueles que renunciaram o mundo com suas paixões, pela glória do Cristo Vivo.

O QUE VEM A SER RENÚNCIA?
a) A cada passo da nossa vida, temos que fazer escolhas e temos motivos para renunciar:
- Adão e Eva no paraíso tiveram que escolher entre obedecer a Deus ou obedecer à serpente.
- Quando Caim começou a ter inveja de Abel, seu irmão, no seu peito gritava a voz de Deus – não mate, mas outra voz estranha dizia: mate. Ele tinha que escolher a quem obedecer. Escolheu matar e matou. Escolha errada. Devia renunciar à carne. Sofreu as consequências.
- A cada instante nos deparamos com uma escolha.
- Entre o homem velho que ronca dentro de nós e que pretende tomar o lugar de Deus dentro do nosso coração, haverá uma escolha.
- É voz de Deus ou da vaidade
- Do amor ou do ódio
- Da vida ou da morte
- Da obediência ou da rebelião
- Da bênção ou da maldição
- Da alegria ou da dor
- Essas bênçãos ou maldições gritam em nosso peito, devemos parar no caminho da vida. Temos que renunciar o negativo, o que é do mundo e do diabo, e cabe-nos RENUNCIAR, mas renunciar a quê? Toda a mercadoria suja do diabo, e custe o que custar, precisamos renunciar ao diabo e abraçar a ordem de Deus, como fizeram os heróis de Hebreus 11. E com o Todo-poderoso seremos vitoriosos e felizes como eles foram.

O BENEFÍCIO DA RENÚNCIA
a) É o caminho que Abel escolheu e por isso foi vitorioso.
b) Foi o caminho que Abraão escolheu, trocando Ur dos Caldeus por Canaã.
c) O caminho que Moisés escolheu, preferindo Midiã às regalias passageiras, pela glória do palácio real.
d) O caminho que Paulo escolheu trocando os encantos do mundo pela dor e o sofrimento da implantação do Reino de Deus na terra.
O exemplo de renúncia que está diante de nós é o seguido pelo Filho de Deus como lemos em Filipenses 2 a 5-11: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus... antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma, tornando-se semelhança de homem, reconhecido em figura humana a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

AGORA OS BENEFÍCIOS:
“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é SENHOR para glória de Deus Pai”.

ALELUIA, GLÓRIA PARA SEMPRE a Jesus, o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário