Google Analytics

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O primeiro mandamento - Pr. Ron Crisp

CAP 2 - O PRIMEIRO MANDAMENTO

EXODO 20.1-17
PR RON CRISP
Introdução
Lembre-se de que o Decálogo está dividido em duas partes. Os quatro primeiros mandamentos tratam dos deveres para com Deus e os seis restantes tratam dos deveres entre os homens. Estas leis são introduzidas mediante a lembrança das bênçãos da redenção divina sobre a nação (Êxodo 20:1-2). Isto era para lembrá-los da dívida que tinham com Deus e do Seu amor para com eles. Os homens facilmente se esquecem que a lei de Deus não é o fruto de um ato egoísta de um tirano, mas são os preceitos de alguém que tem em mente o nosso melhor interesse. Veja como isto é enfatizado em Deuteronômio 6:3-15.
Embora nós, sendo cristãos, não estejamos debaixo da Velha Aliança, devemos nos lembrar, que como povo da Nova Aliança, temos a lei inscrita em nossos corações (Hebreus 10:16). Ao ler o Novo Testamento, qualquer pessoa pode notar quantas vezes a lei moral de Deus é mencionada. Estas leis não foram dadas como um meio de salvação, mas como um padrão de conduta e demonstram a natureza justa do caráter de Deus (Efésios 4:28; 6:1-3; I João 5:21).

O Primeiro Mandamento ! Êxodo 20:3

I. O que esta Lei Proíbe

A. A adoração de falsos deuses.
Alguém disse que !Deus criou o homem a sua imagem e o homem retribuiu o favor?. Esta declaração, ainda que irreverente, indica uma grande verdade. Os homens estão sempre ocupados na criação de novos deuses. Na maioria das vezes isso envolve a reformulação de seus conceitos a respeito do verdadeiro Deus. Isto é o causado pela inimizade natural do homem contra Deus (Romanos 1:23). Até mesmo o povo de Deus é alertado contra este perigo (Deuteronômio 6:14-15).
Falsos deuses são criados de diversas maneiras.
1. A criação e adoração de ídolos.
2. A criação de uma teologia que retém o nome de Deus e ainda redefine Sua natureza e atributos. Considere aquelas heresias que falam de Deus mas negam Sua tri-unidade, santidade, poder ou soberania. Todo grupo que nega a deidade de Jesus Cristo está adorando um deus falso. Muitos que falam de !Jesus? ou o !Espírito? estão, na verdade, se referindo a criações de suas próprias mentes (II Coríntios 11:4).
3. Os homens fazem deuses falsos quando colocam algo entre o homem e Deus. Mesmo os pagãos mais inteligentes reconhecem seus muitos deuses como sendo intermediários entre eles e o criador. Os homens cristianizam este paganismo quando rezam para os santos, Maria ou os anjos. Pior ainda é a adoração dirigida a meros homens (Atos 10:25-26). Imagine a blasfêmia de chamar um mero mortal de !cabeça da igreja?. Este título pertence somente a Cristo (Colossenses 1:18).
B. Fazer de qualquer coisa, exceto Deus, objeto de supremo respeito, ainda que o homem deteste a idolatria aberta, é falhar em dar à Deus o Seu justo lugar. Note as coisas que os homens colocam à frente de Deus, quebrando assim o primeiro mandamento:
1. O eu ! Mateus 16:24
2. Possessões ! Colossenses 3:5
3. Prazeres ! Filipenses 3:19
4. Família ! Mateus 10:37

II. O que Manda a Lei

Lembre-se que quando a lei de Deus é dada de forma negativa, as coisas positivas estão implícitas. Se nada deve ser colocado à frente de Deus, então Deus é que deve receber adoração e honra. Isto é feito nas seguintes maneiras:

A. Deus deve ser adorado. Este dever envolve:
1. Amar a Deus ! Mateus 22:37-38
2. Lembrar-se de Deus ! Malaquias 3:16, Salmo 63:6
3. Recordar-se de Deus ! Eclesiastes 12:1
4. Estimar ou Apreciar a Deus ! Salmo 71:19
5. Deleitar-se em Deus ! Salmo 37:4
B. Somente Deus deve ser objeto de nossa confiança ! Jeremias 17:5-8
C. Somente à Deus é que nossas orações devem ser dirigidas ! Mateus 6:9
D. Deus deve ser louvado ! Salmo 100
E. Deus deve ser agradecido ! Tiago 1:17

III. COMO ESTA LEI CONVENCE O PERDIDO ! ROMANOS 3:20

O homem freqüentemente se orgulha da sua própria bondade por cumprir externamente alguns deveres morais. Esta lei revela o que Deus verdadeiramente exige. O homem por natureza não tem amor, e, menos ainda, um supremo amor à Deus. Até mesmo a adoração do não salvo é somente uma tentativa de manter Deus o mais longe possível. Qualquer um que honestamente considere o alvo real do primeiro mandamento, enxergará a necessidade de um Salvador.
IV. Como esta Lei Guia os Santos
Como cristãos, devemos constantemente relembrar que Cristo deve ocupar o primeiro lugar de nossas vidas (Mateus 10:37; Filipenses 1:21).

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Pr Eduardo Alves Cadete
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário