Google Analytics

terça-feira, 1 de junho de 2010

Coração Enganoso




Jeremias 17:1-14

1 - PARECE QUE O pecado foi gravado no coração de pedra do povo de Judá com um pedaço de ferro bem afiado, com a ponta de um diamante. O pecado parece uma ordem escrita nos cantos dos altares.
2 e 3 - Os jovens sabem muito bem como pecar, adoram nos altares dos falsos deuses, debaixo das grandes árvores, e no alto dos morros. Por isso, Eu vou entregar aos inimigos as riquezas e tesouros do povo de Judá. Eles dominarão sobre a terra, inclusive os montes onde vocês pecaram, em todo o país; esse vai ser o castigo pelo pecado do povo.
4 - Vocês mesmos serão culpados de perder a maravilhosa herança que Eu lhes dei. Acabarão sendo levados como escravos dos seus inimigos, para uma terra estranha e distante. Vocês acenderam a fogueira da minha ira, e ela vai queimar para sempre.
5 - O Senhor diz: Maldito é o homem que confia nas suas próprias forças e na capacidade humana, afastando o seu coração do Senhor.
6 - Ele será sempre como uma pequena árvore seca no meio do deserto. A sua vida será como o sertão de Judá, seco e salgado, uma terra onde ninguém é capaz de viver. A verdadeira felicidade passa sempre muito longe dele!
7 - Mas o homem que confia no Senhor, que colocou no Senhor toda a sua esperança, esse sim é muito feliz! A sua vida é cheia de bênçãos.
8 - Ele é como uma árvore plantada à beira de um rio; as suas raízes entram profundamente na terra, em direção à água. Por isso, ele não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes; mesmo no tempo da seca, ele não deixa de produzir belos frutos.
9 - O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe do mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano!
10 - Somente o Senhor sabe! Ele examina cuidadosamente o coração e os pensamentos do homem, para dar a cada um a justa recompensa, conforme a vida que o homem levou.
11 - O homem que consegue muitas riquezas com a desonestidade é como a perdiz, uma ave que choca ovos de outros pássaros. Quando os filhotes crescerem, irão embora abandonando sua "mãe"; assim também as riquezas do homem desonesto fugirão, e no final será chamado de tolo.
12 e 13 - Mas o Senhor é o verdadeiro trono da glória; Ele dá a verdadeira proteção. O Senhor é o lugar do nosso templo, a esperança de Israel. Quem O abandona, acabará na maior desgraça; quem se afasta do Senhor, será levado embora, como palavras escritas na areia.
Tudo isso porque abandonaram o Senhor, a Fonte das águas vivas.
14 - Ó Deus, somente o Senhor pode me curar, somente o Senhor pode me salvar. Por isso, eu louvo apenas ao Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário