Google Analytics

sexta-feira, 17 de julho de 2009

De onde vens e para onde vais ?

Genesis 16:1-12

1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
3 Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
4 E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 Então, disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela, agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O SENHOR julgue entre mim e ti.
6 E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.

7 E o Anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8 E disse: Agar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai, minha senhora.
9 Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o Anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem bravo; e a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
------------------------------------------------------------------------------------------------

> Amados, nosso Deus é grande e poderoso ! Este texto nos ensina algo muito precioso sobre o "HUMILHAR-SE". Essa atitude nunca foi bem encarada pelos seres humanos, pois para que consigamos executa-la é necessário se despir de todo nosso ORGULHO, e acredito essa ser a maior dificuldade dos seres humanos.

Sarai não conseguia ter filhos pois era avançada em idade e por isso entregou Agar, sua escrava a Abraão, e após Abraão ter coabitado com Agar, a mesma engravidou. O orgulho e a soberba se apoderaram de Agar, pois ela havia engravidado, havia sido abençoada e não a sua senhora, Sarai.

Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, e então quando Sarai se irrita com as atitudes de Agar, essa começa a afligir a escrava e então Agar foge.

Claro !!! Sempre será mais fácil fugir do que se humilhar ! Você tem um problema ? Fuja dele, se ele estiver andando de um lado da calçada, vá para o outro lado ! Fácil não é ? Mas tenha certeza, se fizer isso, teus problemas te perseguirão até o último dia da sua vida.

E é exatamente por causa disso que Deus a encontra no meio do caminho como um Pai de amor e faz DUAS perguntas. Quais as perguntas ?

1- De onde vens ? (Agar responde !)
2- Para onde vais ? (não há resposta.)

Agar estava perdida ! Ela estava aflita, fugindo com um filho no ventre sem saber o que seria da sua vida. Quem sabe não é exatamente o SEU SENTIMENTO neste dia ?

Saiba meu querido, minha querida, que DEUS está te perguntando "De onde vens ? Para onde vais ?". E talvez você só saiba responder de onde vens, mas não se preocupe, Deus SABE para onde você precisa ir !

Mas... (la vem sabugo !)
Mas talvez para se encontrar seja necessário o "SE HUMILHAR". Deixar o orgulho de lado. Isso dói meu irmão, isso é difícil !!!!!! Mas esse é o caminho para se encontrar, para ser abençoado !

Nós pedimos, oramos, clamamos para ouvir a voz de Deus... mas quando Deus fala, muitas vezes fechamos nossos ouvidos, pois não é o que queremos ouvir, não é verdade ?

Talvez hoje Deus está dizendo a você: - Humilha-te...
E qual sua decisão ? Ouvirás a voz de Deus ?

Se não ouvir, continuará perdido e não terá respota para o "para onde vais ?". Se ouvir, eu tenho boas notícias ! Aqueles que obedecem ao Senhor desfrutam de suas promessas ! Veja as promessas que o Senhor fez para Agar.

> 10 Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o Anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem bravo; e a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.

Glória a Deus ! Deus compriu sua promessa e Ismael foi exatamente como Deus disse que seria.
Nosso Deus não falha, ALELUIA.

Nesse dia, ouça sua voz e tenha direção.
Deus o abençoe em nome de Jesus.

Marcelo Botacini

4 comentários:

  1. Senhor, eu te agradeço pela vida do Pr. Alencar (ADBR - Assembleia de Deus do Bom Retiro) que pregou essa mensagem com tanta graça e poder !

    Seja com este homem sempre, em nome de Jesus.

    Marcelo Botacini

    ResponderExcluir
  2. Deus abencoe e cotinue derramando chuva de bençaos!!!
    Um forte abraço da Ir.Karen

    ResponderExcluir
  3. Jesus vos abençoe e derrame bençaos sem medidas!!
    Gloria a DEUS!!!
    Um Abração da Ir.Kauane

    ResponderExcluir
  4. Que voces continuem pregando a palavra de DEUS por que ele é bom e suas misericordias duram para sempre!!!!!!!!!!!
    Um grande abraço!!!!!!!!!!
    Digno é o cordeiro,que foi morto,santo,santo ele é!!!!
    Aleluias!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir